O brócolis pertence à família da crucíferas, assim como a couve, a couve-flor, e a couve-de-Bruxelas, característicos por serem ricos em cálcio e magnésio, vitamina C e carotenoides com propriedades antioxidantes. Possuem ainda grandes quantidades de fibras, e poucas calorias (37/100g nas flores, e 30/100g nas folhas cozidas).
As crucíferas são também abundantes em quercetina, que é o principal flavonóide que ingerimos, encontrado também na cebola, maçã e couve, com ação antioxidante, anticarcinogênica, e protetora do sistema circulatório, renal e hepático. Outro polifenol importante presente no brócolis é o kaempferol, com atividade antitrombótica, antioxidante, e anticarcinogênica.
Agora, como tudo na vida, procure consumir brócolis com moderação. Apesar de tantos benefícios, seu consumo em excesso pode levar a uma disfunção no funcionamento da tireóide, pela presença de substâncias que inibem a absorção e utilização de iodo. Também os dentes podem sofrer com a acidez excessiva do brócolis quando assado. Por esse motivo, é melhor consumi-lo cozido, refogado, ou mesmo cru.
A unidade do Brócolis do MercadoOrganico.com tem entre 200-300gr em média.
Quer Aprender a conservar Brócolis e Legumes através da técnica de branqueamento de alimentos, veja o vídeo da Chef Funcional Camila Bragança: