Especial Dia da Mulher - Vivência de mulheres no Universo Orgânico
março 08, 2022 0 Comentário(s)

Especial Dia da Mulher - Vivência de mulheres no Universo Orgânico

No dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher, data que carrega grande significado para reafirmarmos o posicionamento, empoderamento, respeito e visibilidade da mulher na sociedade. Nós do mercado de orgânicos nos ancoramos na força e na união entre nós, no nosso alicerce estão muitas agricultoras, mães, filhas, apoiadoras, empreendedoras, enfim, mulheres que acreditam no seu próprio poder transformador, no poder do alimento que produzem e na força da natureza que carregam.

Hoje, o MercadoOrganico.com homenageia todas as mulheres, mas em especial as mulheres que trabalham para levar aos brasileiros o direito a uma melhor qualidade de vida através do alimento orgânico. Para falar sobre suas vivências no universo dos orgânicos e homenagear as 130 mulheres trabalhadoras que tragicamente se acidentaram na década de noventa e deu origem a celebração da data de hoje, convidamos duas parceiras, a agricultora Vivian e a empreendedora Ligia para compartilharem um pouco sobre seus trabalhos.

E você, já ouviu falar em Blends de Chás Orgânicos?

Se você é amante de ervas, vai amar conhecer a Iamaní, uma marca de chás orgânicos e ecológicos, do cultivo das ervas até os sachês biodegradáveis, livre de petrolato e substâncias tóxicas, uma empresa fundada por mulheres e voltada para a saúde da mulher. Convidamos a Ligia, uma das fundadoras, para falar um pouco sobre como é ser mulher no mercado de trabalho e carregar a responsabilidade de representar cada uma por meio de seus produtos orgânicos. Ligia pontuou questões estruturais da sociedade e comentou sobre as dificuldades encontradas no mercado quando trata-se de ser mulher a frente de um projeto. “É muito complexo, vivemos em uma sociedade heteronormativa que é baseada no patriarcado, por conta disso, passamos por muitas barreiras, muitas dificuldades, principalmente mulheres que estão a frente de negócios, projetos, empreendedorismos. Infelizmente, é isso que nós vivemos”

A solução é cuidado e união!

Diante das barreiras encontradas, a empreendedora pontua “nós precisamos nadar contra essa maré! A gente se sente muito fortalecida porque trabalhamos com outras mulheres, tanto eu na Casa Mães Para Sempre, quanto a Mayara (também fundadora e sócia da Iamaní) no Mulheres da Terra, a gente trabalha com mulheres muito fortes”. Por meio de seus projetos sociais a dupla de amigas se conheceu e descobriu o quanto elas poderiam se tornar mais fortes se trabalhassem juntas, assim se uniram e surgiu a Iamaní, “A gente fala muito de maternidade, do quanto é importante a mãe se cuidar para cuidar do filho. Então o nosso sonho é esse, apoiar as mulheres em todas as fases de suas vidas, seja na fase da menopausa, que temos o chá Mulher Madura, para os ciclos femininos, TPM e menstruação, apoiar em todos os sentidos: cuidar da saúde integral que é a prevenção, o uso das ervas, cuidar da saúde mental que é parar, tomar um chá, fazer uma pausa e cuidar também do social que são nossos projetos”.

Emocionada ela continua: “Me emociona bastante, porque é uma bandeira, né? Nosso sonho é que essas mulheres consigam se cuidar e cuidar de outras mulheres, é uma rede, a gente se entende como um coletivo”.

Seu alimento vem do campo, mas quem planta?

Em outra ponta das realidades de muitas mulheres temos a agricultora Vivian Pires e sua mãe, a agricultora Dona Olívia, que assim como diversas famílias, alimentam o Brasil por meio da agricultura familiar.

A filha, Vivian, compartilhou um pouco sobre sua rotina na roça e como ela e sua mãe se organizam para que o alimento orgânico chegue até os consumidores: “Aos domingos eu passo a disponibilidade pelo WhatsApp para nossos clientes e com isso levo mais ou menos 3 a 4 horas. Depois faço almoço e começo a receber e anotar os pedidos, então às 18h eu junto os pedidos para planejar a colheita de segunda-feira. Minhas últimas anotações são lá pelas 22h. Passo todos os pedidos para minha mãe”. A agricultora explica sua semana e como relaciona a vida pessoal com a vida profissional. “Na sexta de manhã eu chego na roça e já começo a lavar e embalar as verduras, chego em casa às 14h e faço almoço. Começo a montar os pedidos até as 22h, então passo os endereços das entregas e valores (quando dá tempo), aos sábados eu saio de casa às 3h30 e fico na feira até às 13h, chego em casa às 16h." ela explica.

Passando por toda rotina da família, Vivian conta a separação de atividades entre elas: “Olivia, é quem está mais na roça, administrando os serviços e trabalhando muito, eu faço as vendas, os pagamentos e as cobranças pelo celular, organizo as plantas, as sementes e o tempinho que me sobra eu ajudo a plantar, capinar e a colher”.

A ligação comum nos alimentos orgânicos!

Diante das duas realidades, pode-se encontrar nos orgânicos a ligação comum entre a vida dessas duas mulheres, das mesmas dificuldades encontradas pela Ligia na procura de matéria prima segura, livre de agrotóxicos e transgênicos para produção de seu primeiro chá “De Mãe para Mãe”, “ficamos 6 meses procurando produtores de orgânicos, ligamos para a lista fornecida pelo IBD e ECOCERT (certificadoras) e foi uma dificuldade muito grande, porque não temos demanda. Nós (Brasil) consumimos poucos alimentos orgânicos, os agricultores orgânicos têm pouquíssimo incentivo do governo, na verdade é o contrário, o governo incentiva quem usa agrotóxico e quem está no agronegócio, né?”, também temos a Vivian, produtora que sente as mesmas dificuldades, “Por falta de tempo e a gente não saber dirigir, temos muito pouco contato com outros produtores.” com falta de mão de obra na roça e incentivos fiscais para melhoramento e desenvolvimento da plantação.

A Mãe Natureza está presente!

Como produtora de alimentos orgânicos, Vivian explica que encontraram na região maior interesse sobre a cultura de orgânicos além da gratificação de estar envolvida com a terra “Eu vendo pra muitas mulheres, é muito gratificante, a gente recebe muitos elogios! As minhas clientes adoram a minha mãe.” e completa “O nosso sítio é em Ibiúna, gostamos muito do que fazemos, é muito bom colher o que a gente planta.”

O MercadoOrganico.com como uma empresa certificada orgânica e produtora, que acredita no alimento puro, confia em cada produtor parceiro e incentiva o desenvolvimento de produtores como a Dona Olívia, a Viviam e a Iamaní, nos colocamos como uma organização que se sente responsável em preservar o meio ambiente, mas também auxiliar a todos que estão dispostos a dar as mãos e transformar a alimentação dos brasileiros e brasileiras em uma alimentação segura, saudável e pura!

Em especial, essa semana é destinada a todas as mulheres! Viva a força da Mulher, para elas saúde, união e força!✨

Orgânico, Saudável e Familiar.

Saúde da nossa para sua família!

Deixe um comentário