Direto de quem produz: Cabruca
setembro 22, 2021 0 Comment

Direto de quem produz: Cabruca

Conheça a Cabruca, Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia. Em homenagem ao Dia do Agricultor, 28 de julho, trouxemos diversas curiosidades sobre os nossos produtores parceiros de cacau orgânico.

Direto da Bahia localizado no corredor central da Mata Atlântica, a cooperativa Cabruca cultiva o cacau orgânico e cacau biodinâmico, além de produzir de modo artesanal e valorizar o chocolate nacional.

Essa Cooperativa representa cerca de 28 produtores que priorizam a produção associada ao sistema agroflorestal chamado cabruca, sistema relacionado à preservação da Mata Atlântica, já que os cacaueiros são cultivados nas sombras das árvores nativas da região.

Preservação, Meio Ambiente e Família

Quando se fala em alimentos orgânicos devemos pensar, também, em proteção ao meio ambiente, auxílio aos pequenos produtores e, acima de tudo, respeito. Segundo a própria cooperativa, "O cacau cabruca” da Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia contribui não só com a conservação da biodiversidade, mas também com a saúde e o bem-estar de seus consumidores. Estudos científicos comprovam que as cabrucas funcionam como corredores ecológicos para fauna e flora nativas, proporcionando caminhos seguros para muitas espécies se deslocarem entre os remanescentes florestais da Mata Atlântica do sul da Bahia.”. São cerca de 76 famílias envolvidas no desenvolvimento e no cultivo, não só do cacau orgânico, mas de diversas variedades de alimentos. Essas famílias além de agricultores são guardiões de 84 nascentes, sendo que a conservação do recurso hídrico resulta na sobrevivência de 9 principais rios da região.

Mas porque chocolate orgânico?

Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, Super Abril, Institute of Agronomy, chocolates que contêm 60% a 85% de cacau são aliados da circulação sanguínea e do aumento do colesterol bom, o HDL, são ricos em ferro, selênio e magnésio.

“Todos os nossos chocolates são orgânicos e biodinâmicos certificados, e têm origem de uma legítima produção de chocolate "tree do bar": nós plantamos, colhemos, beneficiamos e transformamos nosso cacau em chocolate. É a realização de um sonho! Vender nossas amêndoas transformadas em chocolate diretamente ao consumidor.” diz a cooperativa.

Agora você sabe onde encontrar chocolate orgânico, sabendo da origem e com total segurança de que o seu alimento pode além de adoçar o seu dia também respeitar o direito do meio ambiente.

Orgânico, Saudável e Familiar.

Saúde da nossa para sua família!

Leave a comment