Você sabe o que é um alimento biodinâmico?
março 01, 2021 0 Comment

Você sabe o que é um alimento biodinâmico?

Antes de falar sobre a Agricultura Biodinâmica é importante conhecer resumidamente o conceito da Antroposofia, pois são dois termos que fazem parte do mesmo assunto. A Antroposofia foi introduzida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e é descrita como uma forma de conhecimento do ser humano e sua relação com a natureza e o universo. E foi na Antroposofia que foram desenvolvidas as técnicas da Agricultura Biodinâmica.

E como o alimento também entra nesse contexto? Na Agricultura Biodinâmica a fazenda é tratada como um organismo vivo, levando em conta a interação das espécies animais e vegetais com o ambiente. E quando falamos em ambiente não falamos somente de água e solo, mas também das fases da lua e das estações do ano.



Durante todas as fases de produção do alimento o agricultor biodinâmico respeita um calendário onde são especificadas as datas mais recomendadas para plantio, colheita, poda, adubação entre outras práticas de manejo. No cultivo Biodinâmico também não são utilizados agrotóxicos nem adubos artificiais, os agricultores trabalham com compostos biodinâmicos, que utilizam materiais orgânicos e minerais naturais para fornecer às plantas nutrientes para melhorar o seu desenvolvimento. 

A Agricultura Biodinâmica é considerada um cultivo orgânico, porém o cultivo orgânico não pode ser considerado biodinâmico por essas particularidades. E na hora de escolher seu alimento, como você pode diferenciar? Os alimentos orgânicos levam seu selo próprio para que o consumidor possa identificá-los, e o mesmo acontece com os alimentos biodinâmicos, que levam o selo Demeter!

Aqui no MercadoOrganico.com você encontra alimentos produzidos seguindo as diretrizes da agricultura biodinâmica. Assim como é importante escolher alimentos orgânicos certificados, com o selo Sisorg de conformidade orgânica, é importante optar pelos biodinâmicos com o selo Demeter. Ambos garantem que os alimentos foram produzidos dentro das diretrizes de cada tipo de produção!

Leave a comment